SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 30/09/2015 - 14h17 | Redação

Prefeitura promove capacitação de professores em direitos humanos

A prefeitura de São Paulo já capacitou, até esse mês, mais de 5 mil professores, para abordarem temas de direitos humanos nas salas de aula. Trabalhando valores democráticos e solidários com os alunos, os docentes podem especializar-se por meio de cursos como Direitos Humanos, Educação de Jovens e Adultos e Diversidade, Inclusão e Gênero na Escola.  A meta é capacitar 7.500 educadores (no total) até o final do ano.

 
O coordenador adjunto de Educação em Direitos Humanos da Secretaria ressalta a importância de um projeto como esse em nosso país, que tem um histórico de escravidão, genocídio indígena e ditaduras. “Tudo isso deixa um ranço cultural. Temos valores de autoritarismo e preconceito muito presentes ainda. Uma das maneiras de acabar com esse legado é construir cultura democrática e de solidariedade por meio da educação”, diz. O secretário-adjunto de Direitos Humanos, Rogério Sottili, caracteriza o projeto como uma revolução.
 
Para a capacitação dos professores, foram criados quatro centros de educação em direitos humanos, dentro de Centros Educacionais Unificados (CEUs) em diferentes regiões da cidade. Os espaços contam ainda com materiais para apoio em sala de aula e uma biblioteca sobre direitos humanos.
 
Para as crianças, foi elaborado um material didático em parceria com o Instituto Vladimir Herzog, com o nome “Respeitar é Preciso”. Entre os temas de destaque abordados estão ahomofobia e transfobia, democracia na escola, respeito e humilhação e direitos e deveres.
 
O projeto também promove uma premiação anual para funcionários da educação que incentivem ações inovadoras sobre a tolerância e o respeito nas escolas. Neste ano, o prêmio será entregue no dia 10 de dezembro, no parque Ibirapuera.