SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 30/07/2014 - 15h52 | Redação

Para Sabesp, Cantareira pode demorar três anos para se recuperar

O diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato, afirmou nesta terça-feira (29) que a recuperação do Sistema Cantareira pode demorar até três anos para acontecer. Segundo o diretor, na estiagem de 2003 e 2004 “o Cantareira se recuperou em três anos, portanto não será uma recuperação anual”. 

Em 2003 e 2004 os níveis do reservatório atingiram 20% da capacidade, num cenário melhor que o atual. Nesta terça-feira (29) as reservas estavam com 15,7% da capacidade, graças à cota de 182,5 bilhões de litros do volume morto. 

Naquele período foi renovada a concessão de uso para a Sabesp, que se comprometeu em adotar medidas que diminuíssem a dependência do Sistema Cantareira para o abastecimento de mais 9 milhões de pessoas. A empresa não cumpriu essa meta e sofre uma ação do Ministério Público Federal.

Será analisado hoje (30) pelos órgãos reguladores o pedido da companhia de retirar mais 116 bilhões de litros do volume morto, o que, para técnicos da Unicamp,  significaria o esgotamento do manancial.

Crise no interior – O Ministério Público Estadual determinou que a cidade de Itu decrete estado de calamidade pela falta de água. O MPE vai investigar ainda a responsabilidade da Prefeitura e da concessionária pela crise de abastecimento. Com os reservatórios quase secos, os mais de 156 mil moradores sofrem desde fevereiro. Em racionamento desde fevereiro, alguns bairros chegam a ficar até 3 dias sem água.