SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 04/09/2014 - 11h22 | Redação

Epidemia de ebola já matou mais 1.900 na África Ocidental

Um novo balanço da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre a epidemia que atinge a África Ocidental na quarta-feira (3) informa que o vírus já matou mais de 1.900 pessoas e que outras 3.500 estão infectadas. A diretora da OMS, Margaret Chan, concedeu entrevista em Washington sobre a epidemia e disse que “segundo o último balanço desta semana, temos conhecimento de 3.500 casos  confirmados em Guiné-Conacri, Serra Leoa e na Libéria, com mais de 1.900 mortes”.  

Margaret declarou ainda que “a epidemia está crescendo”. Os números mostram forte aumento da mortalidade, frente aos números divulgados na semana anterior – 1.552 mortes e 3.069 infectados. O número de mortes provocadas pela epidemia – sem precedente, desde a aparição do vírus, em 1976, no antigo Zaire, hoje Congo – ultrapassou a totalidade de vítimas mortais de todos os surtos anteriores.

A diretora demonstrou otimismo quanto à possibilidade de a ciência neutralizar a transmissão do vírus ébola a  médio prazo, devido a mobilização internacional. “Com uma resposta internacional coordenada, a mobilização de fundos e a vinda de especialistas técnicos, esperamos travar toda a transmissão entre seis a nove meses”, disse.

A União Africana anunciou em nota hoje (4), que fará reunião de emergência na próxima segunda-feira (8) para definir uma estratégia do continente de combate à epidemia.