SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 25/05/2016 - 15h34 | Redação

Dieese aponta desemprego e fala em desenvolvimento econômico

O Dieese e centrais sindicais se reuniram ontem (24) para um debate a respeito de medidas efetivas de combate ao desemprego. Clemente Ganz Lúcio, diretor da instituição, disse que a crise econômica não pode ser uma desculpa para ampliar a flexibilização.

Alertou ainda que a responsabilidade pela crise pode cair sobre o trabalhador, por baixa qualificação da mão de obra, ou sobre o movimento sindical, por resistir a mudanças nas leis trabalhistas.

Clemente citou o Compromisso pelo Desenvolvimento, um acordo entre centrais sindicais e associações empresariais para retomada da produção e da capacidade de investimento do Estado, além da ampliação do crédito para empresas e famílias. O diretor defendeu medidas que estimulem a retomada da dinâmica da economia e políticas de promoção e proteção ao emprego. 

O Dieese aponta quase 1,9 milhão de empregos perdidos entre o quarto semestre de 2014 até o primeiro semestre de 2016. Houve também um aumento do desemprego entre trabalhadores com maior grau de escolaridade, sendo o total de desempregados com nível superior subiu de 6,7%, no quarto trimestre de 2013, para 8,1% no mesmo período de 2015.