SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 30/10/2017 - 10h48 | Redação

Dia 20 é feriado da Consciência Negra

O dia 20 de novembro é feriado em São Paulo e em outros municípios, como Embu, que também faz parte da nossa base sindical. Portanto, os trabalhadores dessas duas cidades têm o direito de folgar nesse dia e, caso os patrões queiram exigir jornada normal, o caso deve ser denunciado ao Sindicato.

Nas cidades de Embu-Guaçu, Caieiras e Taboão da Serra não é feriado.

Esse dia foi escolhido como o Dia da Consciência Negra e o feriado foi instituído no município de São Paulo em 2003, por ser a data da morte de Zumbi dos Palmares, importante líder da luta dos negros contra a escravidão que morreu em 1695 sem ver a abolição, que só aconteceu em 1888.

Como tradicionalmente acontece, em novembro, dia 18, o Coletivo Racial do Sindicato se reúne para sua atividade anual, cujo objetivo é discutir a situação do negro nas fábricas e traçar metas para ações no próximo ano. “Dados do último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que 30% da categoria são formados por negros e nós sabemos que os negros ainda sofrem muito preconceito e, em geral, recebem os menores salários”, diz Wallmir de Moais, diretor do Sindicato e membro do coletivo.